No Areeiro… feels like…

 

Por aqui está tudo tão quieto que não há muito que contar…continua o sol, o frio e o vento o que agrava a percepção da temperatura.

 

O ano passado  no Canadá estava sempre atenta à meteorologia e sobre tudo às temperaturas que, muitas vezes eram anunciadas assim:

Temperature in Montreal: -5 graus, feels like -9, isto quer dizer que, embora os termómetros marquem realmente -5, sente-se como se estivessem -9, isto é, é esta que realmente sentes na pele! É a temperatura que nos dá a ideia à cerca do que realmente sentiremos lá fora  quando sairmos e que é bem diferente da temperatura tirada nos abrigos meteorológicos onde o factor vento não entra.

 

Como se determina a feels like temperature? Simplesmente combinando  a temperatura real com as características do vento ou seja  contabilizando o calor que a pele perde quando o vento sopra.

 

Em Portugal não me lembra de a temperatura prevista ser assim anunciada mas tenho a certeza que aqui no Areeiro a feel like temperature está muito abaixo da medida pelos termómetros do abrigo meteorológico da Serra de S.Mamede!

publicado por naterradosplatanos às 19:43 | link do post