E por aí… há 43 anos mal eu pensava!

 

 

 

    

 

No próximo dia 20 de Julho faz 43 anos que o astronauta Neil Armstrong pisou pela primeira vez a Lua.

Lembra-me perfeitamente de me levantar lá pelas duas, três horas da madrugada para ver pela televisão, então   ainda a preto e branco, esse feito tão extraordinário, brilhantemente definido pelo Presidente Kennedy como “um pequeno passo para o homem, mas um grande feito para a humanidade”.

 

Três dias depois unia o meu destino a alguém que hoje comigo visitou o mítico Cabo Canaveral de onde a missão partiu. Então, longe de nós, com projectos de vida que passavam em primeiro lugar por sairmos vivos de uma guerra colonial, depois pelo êxito no trabalho e por fim o criar os filhos, pensar que iríamos hoje pisar esse mesmo chão!

Chegamos cedo ao Kennedy Spacial Centre, já lá havia outros madrugadores como nós, os bilhetes comprados online permitiu-nos ser dos primeiros no tour

 

Aqui como é de imaginar não se tem liberdade de movimentos e como tal um autocarro leva-nos a alguns       pontos, digo alguns porque havia muitos mais, mas absolutamente inacessíveis. Aqui as deslocações entre os pontos de interesse contam-se por mais de uma dezena de quilómetros e portanto não tínhamos qualquer hipótese de indagarmos por nós: logo só vimos o que nos quiseram mostrar e não o que queríamos ver!! Mesmo assim foi interessante podermos ver à escala real uma nave do projecto  Apollo, os exíguos módolos em que os astronautas chegavam à Terra  e uma série de imagens que documentam toda a saga... 

Interessante foi também ver uma exposião de livros cujos temas eram a ida do homem a outros palanetas, escritos muito antes da era espacial começar. Lá estava pois em vitrine destacada um dos primeiros exemplares "Da Terra à Lua " de Julio Verne!

 

Ao longe conseguimos ainda divisar o Space Shutle Atlantis que a partir de 2013 estará aberto ao público.

Mas evidentemente que gostaria de ter estado perto da rampa de lançamento que, pelo que disse só pude visualizar longe, muito ao longe!

 

 

 

 

 

 

 

 

"Da Terra à Lua " de Julio Verne

 

 

 

Memorial aos astronautas cujas vidas se perderam na exploração do Espaço

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 01:19 | link do post | comentar