E por aí… Onde estão elas?

 

 

      

 

 

 

 

Sempre ouvi dizer, mesmo desde quando a Geografia nos obrigava a decorar as produções daqui e dali, eu aprendi que uma das grandes produções da Flórida eram as laranjas.

Quando preparava a viagem também li no Michelin  que a fama das laranjas aqui produzidas era tal que, noutros tempos, um tal Czar da Rússia, mandava barcos seus fazer carregamentos delas aqui à Flórida.

 

Também é verdade que as laranjas estão presentes nas decorativas matrículas dos automóveis deste Estado Americano mas,  onde estão as laranjas da Flórida?

 

De Miami, subimos  a costa para Norte, depois contornamo-la pelo Golfo do México, de seguida descemo-la pelo interior até ao ponto de chegada, num total de 4 230 km,  e que é das plantações de laranjeiras? Não vi! Nem sequer no jardim de uma das centenas, milhares de vivendas ao longo das ruas ou mesmo das estradas!

 

E no supermercado? Produzidas na Flórida, também não, mas vi e comprei  estas com a proveniência que a fotografia mostra - CALIFÓRNIA!

 

Então o que se vê ao longo de 4 mil e tal quilómetros? Vi sim extensões enormes de pinheiros plantados a rigor! Pois, lá dizia Camões "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" traduzindo para os dias de hoje, só se cultiva o que dá lucro! E o que agora deve dar lucro são com certeza os pinheiros!

 

 

 

 

 

Aqui estão eles densos e alinhados (mas numa fotografia tirada de dentro do carro e portanto de má qualidade)

 

 

 

 

tags:
publicado por naterradosplatanos às 22:35 | link do post | comentar