Em Colónia quase “tudo é novo”, incluindo a Catedral!

 

 

 

 

 

 

 

 Ontem ao fim da tarde já de regresso ao hotel resolvemos voltar à praça onde se ergue o ícone de    Colónia, digo apenas que, segundo o guia Michelin é a maior catedral a norte dos Alpes. Não falo mais  da sua imponência porque quem me lê pode ir ao Google imagens e à Wikipedia e ficará informado de  tudo.

 

 Na esquina da praça havia uma loja de bugigangas para turistas e num escaparate da rua uns  calendários a preto e branco que nesse preciso momento não me disseram nada. Mais uns passos e  qualquer coisa soou na minha cabeça decidi voltar atrás. Os calendários a preto e branco tinham nada    mais, nada menos do que imagens, daquele mesmo sítio em 1945!

 

 

  Fiz as fotografias que vão a seguir e vejam o estado da catedral e da ponte de via férrea após os bombardeamentos. Por sorte os pináculos ficaram no ar mas, se repararem bem vê-se o vazio interior... assim apesar de ter demorado 600 anos a ser construída hoje podemos dizer que é “quase nova” !

 

Imagino que alguns dos nossos emigrantes de primeira geração ainda terão trabalhado nela, mas certeza tenho de que eles muito contribuíram para erguer a cidade das ruinas em que a guerra a deixou!

 

 

 

Em 1945 ficaram  assim...

 

 

 

 

Hoje em operação de limpeza...

 

.

 

 

 

 

 

 

A catedral e a ponte hoje...

 

 

publicado por naterradosplatanos às 18:32 | link do post | comentar