Recomeçando numa cidade do Alto Alentejo...

 

 

Em Outubro de 1974 recomeçava na cidade que José Régio eternizou.

O Liceu estava na altura sediado um velho palacete na parte velha da cidade perto da casa do Poeta. As condições eram mais
ou menos precárias. As salas tinham tetos altíssimos, carteiras antigas, quadro quadrados, pequenos e pretos e o material didático muito antigo … isto, para quem vinha de um Liceu há pouco inaugurado como era o da Amadora, foi um
pequeno choque.

 

Desde Outubro de 1974 a Junho de 1975 não me lembra de nenhuma ocorrência especial apesar de estarmos no chamado PREC, mas ela estava para vir. 

Estava em casa quando me telefonam do Conselho Diretivo (já não me lembro se era esta a designação que tinha nesse tempo) para lá ir com urgência. No dia anterior tinha tido reunião do 5ºA (hoje 9ºano) e portanto pensei logo que deveria haver alguma relação com semelhante urgência embora pensasse que não me diria respeito.

 

Na realidade havia e era eu que estava na mira da reclamação! Nessa altura as pautas saiam quase imediatamente ao fim da reunião, portanto a pauta do 5ºA já tinha sido publicada…

 

Resumo agora o caricato da situação, embora ache que alguns dos que me leem poderão não acreditar.

 

Chegada ao gabinete propõem-me de chofre a realização de uma nova reunião para eu mudar o 7 que tinha dado a certa menina para um 8 pois, assim sendo, o Conselho de Turma poderia votar dois valores ficando ela com 10 o que lhe permitiria, naquele ano pós revolução, dispensar do exame den 5ºano!

Veementemente disse que não, que não reuniria nem mudaria a nota, condescendendo ainda em lhes mostrar a razão do 7 que lhe tinha sido dado!

Um dos elementos diz-me, pensando que assim eu me sentiria pressionada, quiçá, com medo: achamos que é melhor aceder pois o Encarregado de Educação é fulano de tal e já ameaçou com um “levantamento popular”! Estes levantamentos estavam muito “na moda” neste verão de 75 e ainda mais no Alentejo!

 

Ainda hoje estou  à espera do dito levantamento e já lá vão 37 anos, pois a menina ficou exatamente com o 7 que lhe tinha sido dado!

 

publicado por naterradosplatanos às 20:33 | link do post | comentar