E por aí… Viver na Ilha não deve ser fácil!

 

 

Uma ilha é sempre uma prisão, entrar e sair dela depende sempre de outros, não podes por pés ao caminho, pedalar numa bicicleta ou mesmo “fugires” na Carreira que te passa à porta. Para onde fores lá está o mar!

Não, não deve ser fácil fazer vida aqui embora para os que cá nasceram e não conhecem outros mundos possa ser um pouco mais leve. Porém para os que alguma vez saíram, não deve ser fácil voltar a viver aqui, embora voltem para matar saudades dos seus e dos lugares da sua infância.

 

Não é pois de admirar que os açorianos estejam por toda a parte. Ao longo de muitas décadas os barcos passavam e eles embarcavam… A “terra prometida” era para eles a América. Boston e Toronto têm o maior número e nelas constituíram verdadeiras “ilhas” onde comunidades cresceram e onde, na altura nem era preciso saber inglês para sobreviver.

Vejam o caso de Fall River* a sul de Boston onde tive a possibilidade de ir durante o “meu ano canadiano” e que me deixou, acreditem, muito emocionada.

 

Estão aqui transcritas as minhas emoções de então:

 

 

http://naterradosplatanos.blogs.sapo.pt/2010/10/12/

 

 

http://naterradosplatanos.blogs.sapo.pt/31465.html

 

 

 

*Tenho que investigar se Fall River traduzido à letra como “rio que cai” não terá sido dado por algum açoriano em homenagem às muitas cascatas que há nas ilhas. Não me parece que a minha suposição seja disparatada, pois não?

 

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 17:53 | link do post | comentar