Artista ou apenas criadora?



A primeira vez que tive notícia da Joana de Vasconcelos estava em Itália, e ela tinha exposto o seu SAPATO na Bienal de Veneza! Eu não fui ver. Não sei quanto tempo depois ela expôs grande parte da sua obra no Museu Berardo e aí sim, fui.
Agora revistei-a no Palácio da Ajuda mas confesso que preferi a primeira, aqui as obras ficam ofuscadas pela decoração e dimensão das salas do palácio que são acanhadas para a dimensão de algumas peças
Gosto do que ela faz, pela imaginação, pela qualidade da execução já que a maior parte das suas peças incorporam muita mão de obra no verdadeiro sentido do conceito. Quem recobre de renda um qualquer animal proveniente da louça das Caldas usa apenas a sua mão onde segura a sua agulha de croché!





O mesmo verificamos nos maravilhosos corações de Viana construídos com milhares de facas e garfos plásticos.




ou os maravilhosos sapatos feitos de panelas e tampas soldados de forma invisível feita por operários soldadores.




A minha irmã visitou o atellier de J.V. onde a artista foi a guia que sintetizou assim a elaboração das suas obras:
A J. V. imagina a obra, faz a sua pesquisa, esta é apresentada à sua enorme equipa. Segue-se todo um trabalho em computador onde se aferem as dimensões, necessidades de matéria prima e outros estudos. Depois é a divisão de tarefas de acordo com a obra em questão : as rendas ou os bordados para as rendeiras e bordadeiras, ou o material metálico ou outro para os mecânicos, soldadores e outros. Tudo isto num estúdio que tem o tamanho de um hangar já que normalmente o tamanho da sua obra assim o exige.

Será a Joana de Vasconcelos uma artista ou apenas uma criadora de arte?
Pergunto- me isto porque por exemplo, um pintor, um escultor pegam no pincel ou no cinzel e concretizam pessoalmente as suas obras. No caso da J.V. ela cria, mas quem executa as suas obras é toda uma mão de obra que faz parte de uma grande equipe numa empresa de que ela é detentora.

Mas que a sua obra é internacionalmente reconhecida é um facto e eu também gosto!

...editando: quem ainda vier a este post por favor leia o comentário que a minha irmã fez que irá complementar o que eu disse.
publicado por naterradosplatanos às 20:37 | link do post | comentar