Post para os meus 3 filhos...








Precisamente há 24 anos estivemos aqui os 5 exactamente na nossa 9ª viagem por esta Europa...
Hoje eu e o papá fizemos questão de ir como então ao "mer de glace" no comboio de cremalheira.
Se Chamonix como cidade cresceu, o "mer de glace" diminui de tal maneira que muito em breve terão que lhe mudar o nome para "mer de caillous"! É impressionante como um mar de gelo de largura considerável está agora reduzido a uma pequena língua onde os calhaus transportados pelo glaciar ao longo de milhares de anos agora sobressaem ofuscando o branco do gelo!

Numa fotografia mostro-vos onde estava o glaciar precisamente no ano seguinte ao que lá estivemos(1989) e se repararem vêem que hoje está lá no fundo! Na altura descia-se directamente para a gruta de gelo, actualmente tem que tomar-se um teleférico que desce até meio do vale glaciar e depois descer 380 degraus, como também podem ver numa das fotografias!
A gruta de gelo que todos os anos tem que ser refeita e que como disse está cada vez mais lá ao fundo, ao contrário de há 24 anos estava muito "kish", com música dentro e luzes às cores.

Eu pergunto-me, porque não deixam a natureza ser natural?!


Em 1990 o glaciar chegava ali!



Alguns dos 380 degraus...





O comboio de cremalheira que como então nos lá levou



A paisagem vista a 1913 metros de altitude







Na altura como passamos aqui 9 dias fomos a muito mais sítios que agora recordei quando reli o nosso Diário mas que desta vez não fizeram parte do nosso programa porque, parafraseando um qualquer anúncio:"andar por aqui é bom, mas sem os filhos (naquela idade de implicarem) não é a mesma coisa"!!

Amanhã levantamos a "âncora" o que significa desligarmos a electricidade e pormo-nos em direção a Aix-Les-Bains...
publicado por naterradosplatanos às 20:13 | link do post