De Salinas a Palo Alto

Há uns tempos atrás andei a reler dois livros do John Steinbeck, "As Vinhas da Ira" e "Viajando na América com Charley" e daí ter ficado com vontade de passar nalguns sítios por ele reatados. Como estamos a descer a costa do Pacífico parando em São Francisco não quis deixar de ir a Salinas onde nasceu o Prémio Nobel da Literatura de 1960.

Daqui lá são 128 milhas, qualquer coisa como aproximadamente 200km, muito, mas que deu para outras observações.
Ao contrário do norte aqui a influência dos espanhóis, primeiro como senhores da Califórnia e depois como habitantes efetivos nota-se bem no nome das cidades e assim aqui os santos tiveram a primazia: San Mateo, San José , San Bruno, San Carlos, Santa Clara, Santa Rosa...
Depois foi ver o vale de Salinas, que por graça é designado por "salad bowl" isto porque lá se produz quase a totalidade das alfaces comidas nos EUA! São quilómetros plantados destas, de alcachofras, de couve, de morangos... Campos traçados a régua e esquadro em que uma folha não se destaca da outra, parecendo um campo de relva acabado de cortar...

Mas voltando a Salinas.
O museu faz parte do Nacional Steinbeck Center e nele está em permanência uma exposição dedicada à sua obra com referências individualizadas aos seus principais livros, além de como é natural uma muito bem organizada mostra de momentos da sua vida. Além disto tem lá a autocaravana que mandou construir de propósito para dar a volta à América, volta essa que deu origem à " Viagem na América com Charley". Lá está também o seu automóvel, os passaportes que teve ao longo da sua vida, já que percorreu a Europa, incluindo a Rússia e na Ásia o Vietnam!








Mas como também sou, apesar de tudo, uma admiradora de Steves Job, não quis também deixar de entrar em Palo Alto (Silicone Valey) onde nasceu toda esta possibilidade que estou agora a ter, isto é, a poder continuar a escrever o meu blog e a estar à distância de um click dos meus "queridos todos", mesmo tendo o Atlântico pelo meio!
publicado por naterradosplatanos às 13:42 | link do post | comentar