A Berlin dos Museus

Berlin não tem tantos museus como Washington, mas tem muitos! Na chamada Ilha dos Museus estão os principais que abrigam preciosidades únicas: o Altar Pergamon, as Portas de Ishtar ou a beleza inconfundível da Nefertiti, presa numa vitrine e numa sala que apenas a ela pertence!

Há 36 anos quando a minha irmã aí esteve, a Nefertiti estava então numa pequena vitrine e guardada por um soldado armado! Hoje a vitrine é grande e cristalina e certamente o soldado está substituído por uma série de câmaras que nos espiam.

Quando a olhamos de frente e de lado para lhe apreciarmos o rigor de feições duvidamos que passados mais de 3000 anos tenha resistido intacta, tal como a informação nos diz e constatamos. Não sei os contornos da sua história, isto é, de como veio parar ao Neues Museum de Berlin, só sei que há um contencioso entre o governo alemão e o governo egípcio e que este exige a sua devolução, tal como acontece entre o UK e a Grécia quanto ao friso do Partenon.

Certa estou que a bela rainha egípcia estará mais segura lá onde está, vigiada a toda a hora, não podendo mesmo ser fotografada!

Para quem não lembre as suas feições fica aqui uma imagem que tirei da rede. E também das portas do mercado da Babilónia (Ishtar), esta feita por mim e de fraca qualidade...

 

image.jpeg

<

image.jpeg

image.jpeg

Este dia fez as delícias da R e deixou exaustas a avó e a tia!

publicado por naterradosplatanos às 13:37 | link do post