"América the beautiful" *

 

 Este é o nome de um livro que a minha amiga Elvira, sabendo de como eu gosto de viajar pelos Estados Unidos, me sugeriu. É um livro que compila descrições de viagens pelo que vulgarmente chamamos de América.

Essas descrições foram feitas por personagens tão longínquas no tempo, como Eça de Queiroz (1866) e José Rodrigues Miguéns (1972). Mais de 100 anos os separam e entre estas datas, treze outros também sobre ela escreveram. Umas foram publicadas em jornais ou revistas, outras foram feitas em cartas a amigos, onde descreveram o que os fascinava ou desiludia nessa terra que tudo prometia e muito dáva.

 

O interessante é que todos eles de uma forma ou de outra, exaltando as virtudes ou o que eles sentiam como defeitos deste imenso país, não diferem muito. A capacidade de iniciativa das suas gentes, o exaltar do sucesso, o "movimento perpétuo" das gentes das cidades, o bucolismo dos bairros residenciais, a simpatia inata dos americanos, mas também o lado negro da segregação racial... quase todos o referem

Eu gostei sobretudo da apreciação de Natália Correia(1946) talvez pela sua escrita linear, mas também da de Joaquim Paço d'Arcos(1953), e de muitos outros.

Joaquim Paço d'Arcos relata o que para ele são aspectos  "sui genéris ": a estrutura e funcionamento do Pentágono; a Casa Branca e a personalidade de Truman que então a habitava; explica também a figura dos "lobistas"; os "drive-in theatre" (em inglês americano theatre,significa cinema); a fascinação que sentiu por Yosemite e pelas florestas de sequóias; também o espanto que as"Highway" lhe causaram, highways que ele define por "pistas largas, brancas, extensas que ligam as grandes cidades em linha reta, traçadas sem desvio". Diz ainda: onde passa a "highway", a estrada moderna e prodigiosa pode substituir a distância e a paisagem, mas deixou de agasalhar a presença humana.

 

Os outros autores focam também outros aspectos interessantes, como o sistema eleitoral ou a organização da medicina, mas eu não poderia falar de todos, por isso o melhor é lê-lo se eu lhes agucei a curiosidade

 

image.jpeg

 Pelo que pude apreender das nossas viagens pela América, quer na costa do Atlântico, quer na costa do Pacífico, muita da América por eles descrita ainda lá está!

 

*Batista, Carla, "América the beautiful" - Edição Tinta da China (16€ na Fnac)

publicado por naterradosplatanos às 20:26 | link do post