E por aí... em Luleå (890km a norte de Estocolmo)



Já uma vez aqui disse que tinha lido algures a seguinte observação: " não se deixem enganar pela lente de um fotógrafo!" muito menos agora que existe o Photoshop! A isto eu acrescento ainda: "não se deixem enganar por quem vive de escrever guias de viagem!"

Para planear esta viagem estudei-a em dois livros diferentes, o Green Guide Michelin e the Rouge Guide to Scandinavia e, ou eu estou já muito exigente ou alguns " beautiful places" não o são de todo.
Claro que ambos os guias já datam de há 12 anos quando aqui estivemos pela primeira vez, mas a meu ver os lugares só podiam ter melhorado, como melhoraram as estradas. Pode é dar-se o caso das Rådhus, leia-se Câmaras Municipais também terem, como as nossas, sofrido cortes e terem deixado de regar os relvados, deixado decair os parques infantis e outos aspetos que dão beleza às cidades. Pois a crise não é só nossa!
Concluo que a maior parte das nossas cidades e vilas tem um aspecto superior a estas cidades suecas por onde temos passado! A diferença está que estas parecem muito mais movimentadas, mas isto só porque o comércio, restaurantes e esplanadas se concentram numa ou duas ruas e então essas sim estão floridas, têm bancos onde podes parar para ouvir um ou outro músico que toca... Não esqueçamos que por aqui os invernos têm mais de seis meses e portanto há que aproveitar cá fora todo o tempo possível.
Essa é diferença que talvez seja valorizada por quem ganha a sua vida escrevendo sobre outros lugares...


Relvados de Luleå...



Storgatan nome de toda a rua que é a principal que corresponde a High Street inglesa ou às nossas ruas Direita



Uma praia do Báltico!

publicado por naterradosplatanos às 17:18 | link do post | comentar