E por aí... em Ümea (650 km a norte de Estocolmo)



Todos os portugueses maldizentes das nossas capacidades de realização, aqueles que dizem que nunca nada está feito a horas deviam vir agora a Ümea! Eu explico:
Ümea, juntamente com Väsa (Finlândia) são este ano de 2014 capitais Europeias da Cultura. Não sei o que se passa em Väsa, só sei que em Ümea está muito por fazer. O enorme centro cultural, junto ao rio está inacabado, as margens do rio Ümea, continuam cheias de maquinaria que supostamente lhe darão melhor aspecto. O tão anunciado memorial a Stieg Larson também ainda não está à vista do público e... o ano está a quatro meses de acabar! Ümea é na Suécia e nós temos sempre a ideia de que por aqui tudo corre sem desvios!

Ümea é uma cidade universitária e por isso com muita gente nova, no entanto não nos foi possível comprar um jornal em inglês! Aqui para cima, ao contrário do que eu pensava, o inglês não é ubíquo e muita gente nova não o domina! Assim sendo continuo sem saber o que vai pelo mundo, já que nos hotéis até aqui só têm tido canais Suecos ou na língua dos países vizinhos. Hoje parece que vamos ter BBC!

* (Para quem não souber ou lembrar quem era SL digo que era escritor e jornalista que nasceu aqui. SL foi o autor da trilogia Millennium que vendeu 63 milhões de exemplares da " Rapariga com um tatoo de Dragão" e de mais dois que se lhe seguiram. Dizem as teorias da conspiração que foi assassinado por por a nu (embora de forma romanceada) coisas menos interessantes sobre políticos suecos.
Muito interessante e aconselho vivamente a sua leitura!)

Uma agradável rua de Ümea...



Algumas das obras inacabadas...



Um relvado no centro de Ümea, capital da cultura 2014...

publicado por naterradosplatanos às 17:12 | link do post | comentar