Ida ao Museu...

Há 5 anos, pelo Natal, e há menos de um mês que não entrava num museu! Há 5 anos foi no MOMA, num dia de Dezembro em que a neve caía copiosamente sobre NYC, há um mês a trás foi em Berlin como na altura contei.

Na realidade durante anos fomos a muitos, era importante que os filhos se habituassem mas, depois de ficarmos independentes dessas obrigações só muito muito excepcionalmente vamos, como foi no caso do MOMA e depois com a Raquel.

Hoje foi também uma dessas excepções e de lá saímos com a certeza de que valeu a pena e que vamos rever essa nossa atitude.

Estou a falar do Museu de Arte Antiga na Rua das Janelas Verdes em Lisboa, um museu à altura de um qualquer grande museu da Europa!

O que lá nos levou não foi uma visita generalizada mas sim a possibilidade de admirar a "Adoração dos Reis Magos" de Domingos Sequeira recentemente adquirido pelo público, como é de todos sabido, e a exposição temporária sob o nome "O Museu Que Não Se Vê". Nesta estão obras de arte da  reserva do museu e que nunca dela tinham saído até agora!

A organização é cuidadíssima, com uma informação excelente, em português e inglês onde além do nome da peça, do autor, do período a que diz respeito, em alguns casos as oficinas que os produziu, incluindo ainda a proveniência anterior à sua chegada ao museu.

Constata-se com agrado que a maior parte delas foram doadas...

 

 A última vez que lá fui, há muitos, muitos anos as salas eram escuras, muito cheias, onde as obras de arte não sobressaíam... hoje não, o interior é moderno, muito iluminado, de paredes brancas ou escuras mas de onde sempre parecem saltar as obras de arte...

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

As duas obras de Domingos Sequeira: os filhos e a Adoração dos Reis Magos.

image.jpeg

image.jpeg

publicado por naterradosplatanos às 17:59 | link do post | comentar