Juramento de Hipócrates

A "nossa médica de família " fez ontem o juramento de Hipócrates, ontem pelo fim da tarde na Casa da Música. Só os pais puderam assistir mas todos nós estávamos com ela.

 Imagino que deve ter sido um momento muito emotivo para os três e para a S. muito profundo!

O Juramento de Hipócrates deixou de ser obrigatório e hoje só jura quem sente isso como um dever e se sente com força para o respeitar toda a vida.

 

O texto do juramento, e como é lógico, veio sendo adaptado desde o séc. V a.C quando foi escrito... já não juram por Apolo, por Esculápio ou Panaceia...

Muitos séculos decorreram e portanto hoje, a percepção do certo e menos certo, só alguns pontos têm a ver com o então. As sociedades hoje regem-se por outros paradigmas e em pelo menos num ponto o juramento não está de acordo com os tempos que correm:

 

Guardarei respeito absoluto pela Vida Humana desde o seu início, mesmo sob ameaça e não farei uso dos meus conhecimentos Médicos contra as leis da Humanidade.

 

O que eu te desejo S. é que nunca tenhas que te confrontar com alguma escolha (hoje legalmente possível), que um dia possas ter que vir a fazer!

 

 

image.jpg

 

 

publicado por naterradosplatanos às 10:52 | link do post | comentar