Lendo a imprensa...

As viagens devem servir para mais qualquer coisa que não seja para ver o que os guias turísticos nos recomendam, mas também para absorvermos a sociedade, a forma como vive, o que a apoquenta... Claro que isto não se vê na cara das pessoas, mas pode ver-se nos bairros onde moram, as ruas que habitam, a cor da pele dominante... mas sobretudo lendo os jornais, sobretudo, se houver, o da cidade.

 

O Canadá está em plena campanha eleitoral para eleições federais e provinciais a 19 de Outubro e portanto os jornais são férteis em notícias, acusações e reivindicações... com elas vem o conhecimento de muitas mazelas que esta sociedade também tem, ao contrário do que aí imaginamos!

 

Ontem o jornal trazia uma impressionante descrição de uma área norte de Montreal que dizem ser a área mais pobre do Canadá(!!) Noutro artigo que fotografei em parte, diz-se que 35% dos "quebecoises" são pobres, 35%!! Dizem que nós temos 20% e isso angustia-nos, aqui numa província canadiana que se diz rica tem 35%!!!

image.jpg

Continuo a não perceber este país que se diz rico mas que também anuncia cortes na saúde, na segurança social e no ensino. Ontem os professores também fizeram greve pois, entre outras reivindicações, negam-se a passar de 32 para 40 horas obrigatórias nas escolas... 

image.jpg

Na parte baixa da cidade continuam a ver-se os sem-abrigo ora aos grupos e totalmente alcoolizados ora sozinhos dormindo em pleno passeio...

Ninguém liga, a cidade é indiferente a eles, como qualquer coisa impossível de resolver!

image.jpg

image.jpg

publicado por naterradosplatanos às 00:29 | link do post | comentar