Stevens Hudvar-Hazy Center and Spy Museum

Washington tem à volta de 200 museu referenciados (os principais são gratuitos) e obviamente há que escolher aqueles que não é fácil encontrar noutra cidade. Museus de Ciência, museus de Artes de todas as épocas, museu de História...há-os em muitas cidades da Europa, por isso resolvemos escolher dois que será mais difícil por lá encontrar.

 

O Air and Space Museum Udvar-Hazy é um museu que reúne aviões de todos os tipos, tamanhos e feitios. Lá estão, desde os mais antigos de puro recreio aos mais mortíferos como o "Enola Gay", mas também aos que trouxeram progresso à humanidade.

Foi precisamente o saber que lá estava o Space Shutle Discovery que pesou na decisão da escolha! É emocionante pensar que todas aquelas toneladas fugiram á gravidade terrestre e de regresso enfrentaram muitas centenas de graus quando da entrada na atmosfera. Porém ali está ele depois de 25 anos nestas funções!

 

A outra escolha foi o Spy Museum que alguém há muito me recomendou e que gostando eu de livros de espionagem potencializou a decisão. Lá estão dezenas de artefactos reais usados em espionagem por um e por outro lado durante a Guerra Fria e que nós achamos ser ficção dos filmes de James Bond. Na realidade não o são!

Só agora reparo que não fiz nenhuma fotografia e de como me envolvi com o que estava exposto! Seria curioso mostrar a fotografia de uma carta da Mata Hary que lá estava, escrita pela própria ou do guarda-chuva que dissimulava uma arma e que foi usado para matar um espião russo nas ruas de Londres! Estes entre muitos outros ligados a histórias que foram reais!

Também havia depoimentos em vídeo com espiões ainda vivos, homens e mulheres que resumiam a vida alucinante que tiveram... muito interessante!

 

 

Ambos a não perder se alguém dos/das que me lêem vierem por aqui.

 

 

Real e fantástico...

image.jpg

image.jpg

image.jpg

publicado por naterradosplatanos às 01:20 | link do post | comentar