Zagreb...

Chegamos ontem à tarde vindos de Udine, o que correspondeu a quase 400km de autoestrada onde os camiões têm à sua conta a faixa da direita...

Talvez por isso chegamos cansados e só fomos reconhecer o local em volta do hotel. Hoje o dia começou cedo, aquela hora que quando quero reclamar com o meu "despertador" a chamo de "horas do padeiro"... estava o céu limpo mas imenso frio e umas luvas teriam dado muito jeito!

 

Zagreb estende-se pela planície e a parte central, a que interessa a quem a visita por lazer, é relativamente pequena e tudo se pode fazer a pé. Um dia basta para ficarmos com conhecimento do essencial, isto se excluirmos visitas a museu cujos temas são idênticos aos da maioria das cidades se excluirmos evidentemente Paris, Londres ou Washington.

 

A estilo arquitetónico, embora menos imponente é o que encontramos em Viena ou Budapeste o que não admira dada a grande ligação entre as três cidades durante o século XIX, segundo o que li na preparação da viagem.

Pode acontecer que em algumas ruas nem demos por isso, já que o comércio invade todos os rés-do-chão. Precisamos mesmo é de andar de cabeça no ar para nos apercebermos do que está por cima.

Não vi especialmente lojas de luxo, tipo Avenida da Liberdade, poucas de marcas a que estamos habituadas (Zara, Geox,...) as restantes penso que são todas croatas...

 

O famoso mercado de Dolac (segundo o guia de viagem) não era tão interessante assim, melhor era igual a todos os mercados de rua com certa dimensão.

Os jardins começam agora a despertar...

 

 

E aqui fica alguma da Zagreb por onde passei:

 image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg 

image.jpeg

tags:
publicado por naterradosplatanos às 13:00 | link do post | comentar