E por aí… “fish and chips” em Withby
É absolutamente incontornável ir a Withby e não comer fish and chips! Todos os restaurantes o anunciam, uns como o melhor, outros como o verdadeiro, mas todos o servem e, acreditem que é delicioso. O prato consta apenas de um enorme filete de peixe, normalmente cod (bacalhau fresco) ou hadoc frito numa polme estaladiça, servido com batatas fritas em palitos grossos, douradas e tenras que se pode temperar com vinagre ou com outros molhos… Come-se em qualquer restaurante ou pela rua quando comprado nos inúmeros quiosques que os vendem, à maneira das nossas farturas.
Withby, é uma village anichada entre duas arribas, na foz de um pequeno rio. Em tempos deve ter sido muito importante a atestar pelas ruínas de uma enorme catedral, lá bem no topo de uma das arribas que cai a pique sobre o mar.
Hoje as gentes ocupam-se numa uma pequena pesca costeira e sobre tudo das multidões de turistas que procuram este pitoresco lugar, mais a mais que fica no caminho do famoso Cleveland Footpath. Este é um caminho pedestre de muitas milhas que percorre a crista da arriba (como podem ver numa das fotografias) e que se estende de forma circular para o interior dos Moors (região do Yorkshire absolutamente selvagem). Muitos amantes da natureza fazem-no estoicamente já que a totalidade demora vários dias!
Já me esquecia de dizer que Withby foi donde no séc. XIX partiu o Capitão Cook para as suas viagens ao hemisfério sul e como tal lá está a sua estátua num pedestal a atestar os seus exitos. Quando lá estive com os miúdos fomos a Marton, terra onde ele nasceu, mas agora sentimo-nos dispensados dessa romaria...
Se algum dia por passarem por Withby, não esqueçam, comer fish and chips é obrigatório!
Ossos (verdadeiros) do maxilar de uma baleia. Nem imagino qual seria o tamanho dela!
Porto de Whitby
Ruinas da Catedral
Cleveland Footphath