No Areeiro...citando Diderot e relembrando Joule

 

 

 

Diderot, filósofo francês (1713-1784) apaixonado também por viagens, alguma vez disse e cito-o:  já lá estava antes de ter chegado e ainda lá fiquei depois de ter partido.

 

Que melhor para descrevermos o gosto que nos deixou uma viagem que planeamos desde longa data e que nos maravilhou? Só mesmo um filósofo poderia por nestes termos o que hoje podemos fazer com Google Earth! Porém antes desta fantástica ferramenta, desde sempre os roteiros de viagem foram o suporte de muitas viagens. Para nós, o eleito foi desde sempre o Guia Verde Michelim do qual eu tenho uma boa colecção, alguns já em duplicado pois, como é evidente, vão-se desatualizando e de vez em quando há que compra-los de novo.

 

Mas que tem isto a ver com o James Prescott Joule ? Penso que muitos dos que me lêem se lembram de ter ouvido  falar dele na disciplina de Fisico-Quimicas uma vez que o seu nome foi dado à unidade de medida da energia já depois da sua morte. Podem saber mais no link que envio.

 

Mais uma vez, porque falo eu dele e que tem isso a ver com a célebre frase de Diderot que a cima transcrevi? Exactamente o facto de eu em Manchester ter visto no City Hall uma estátua que o retrata numa postura pensativa e em chinelos de quarto!!! Talvez se a placa informativa sobre a sua pessoa não referisse este pormenor, eu nem tivesse dado por isso... Já aqui no Areeiro me lembrei que tinha prometido falar dele e foi também na mesma altura que me lembrei da célebre frase do filósofo francês!

 

 

publicado por naterradosplatanos às 13:58 | link do post