Por aí… plano B: entre palácios e vielas pobres

 

 

 

Os viajantes devem ter sempre um plano B, isso ajuda-os a não sentirem frustração quando o planeado não se pode realizar. O nosso plano B estava logo aqui a 40km, Génova!

Génova que foi República e dominou o Mediterrâneo durante séculos, abrigou marinheiros e mercadores, burgueses e aristocratas que deixaram os seus modos de vida impresso no tecido da cidade… Génova é assim: vielas pobres e ruas de sumptuosos palácios. Vielas de casas altas e degradadas onde os telhados quase se tocam, janelas onde a roupa se estende e o sol não entra, escuras da patine do tempo e onde fazer qualquer obra de recuperação deve ser missão impossível! É assim o dédalo de ruas junto ao Velho Porto, de onde partiu Cristovão Colombo que tal como O Santo António é disputado por portugueses e italianos!

 

Depois as ruas dos palácios que hoje já não abrigam nem burgueses nem aristocratas mas bancos, companhias de seguros, organismos do Estado, museus e ainda parte da Universidade, que nos mostram o tempo do apogeu da República de Génova. Ligando umas e outras aparecem pequenas praças ocupadas por pequenas esplanadas, vendas de fruta e outros pequenos negócios…tudo isto espraiando-se pela encosta acima!

 

Deambulando pelo emaranhado das vielas, vicoli, lembrei-me das de Napoles, só que aqui lhe falta a enorme baía e o Vesúvio ao longe!

 

 

Os palácios...

 

 

 

 

 

As vielas...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 18:14 | link do post | comentar