24 anos depois...

Em 1994 ela sentava-se na primeira fila da sala 40, sala espaçosa e cheia de luz, quadro verde que ocupava quase a totalidade da parede atrás da secretária, paredes disponíveis para receberem mapas e trabalhos de todos...

Foi aquela adolescente que me convidou, 24 anos depois, para fazer a abertura de um Seminário dedicado à Didática da Geografia!

 

Há uns tempos falou-me no assunto, quis convencê-la de que já tinham passado muitos anos desde que eu tinha deixado os “bancos da escola” como professora...

Ela insistiu e quando a ouvi dizer que ela, hoje professora universitária, foi fruto do nosso CADERNO DE TRABALHOS PRÁTICOS não pude dizer que não!

Assim dia 22 pela 10 da manhã, lá estava eu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em frente de uns 20 jovens, futuros professores de Geografia. Para quê? Para lhes falar de como me nasceu a ideia, como foi crescendo e amadurecendo, de como os alunos a iam abraçando, como as aulas iam sendo mais fáceis (para eles e para mim), como eles iam aprendendo mais e melhor FAZENDO!

 

Não deixei de lhes falar de como esta estratégia permitia um ensino de proximidade e daí uma boa relação aluno- professor e, coisa não menos importante, de como o trabalho com base na sua construção trazia tranquilidade à sala de aula!

 

Terminei dizendo-lhe da  professora feliz que fui, pois achei que era uma mensagem positiva nestes tempos em que ensinar parece não ser  tarefa fácil!

 

FBC5207C-5920-411A-BB96-AC3732ED4450.jpeg

 

 

 

publicado por naterradosplatanos às 09:23 | link do post | comentar