E por aí... no Sítio!

 

 

Eramos os quatro bem miúdos quando em férias de verão o meu pai aqui nos trouxe. Já não me lembra se foi ainda no nosso Prefect AF-12-97 ou se já no nosso Opel Record.

Certo é que eramos bem miúdos e que sem cintos nem cadeirinhas lá nos conseguíamos enfiar os quatro a trás e a minha mãe à frente!

As estradas, como é óbvio não eram o que são hoje e a regra eram as curvas e contracurvas com muitos enjoos pelo meio.

As horas de viagem eram também muitas o que não impedia o meu pai de se por connosco a caminho para nos mostrar esse Portugal de então! 

Num desses verões e também sem ar condicionado, rumamos a Sul e o destino foi o triangulo Alcobaça – Nazaré - Batalha, com passagem por Fátima.

 

Assim nos encontramos no Sítio onde hoje fui e, onde mais uma vez, recordei a primeira vez que aqui estivemos. Lembra-me como se fosse hoje. Com encantamento ouvi o meu pai contar-nos a lenda do D. Fuas Roupinho que quando perseguindo um veado se aproximou da arriba e deu um salto no vazio… então eis que a Nossa Senhora aparece e o salva de morte certa!  Provavelmente o meu pai romanceou muito mais mas basicamente é do que me lembra.

Também recordo que havia um azulejo onde esta história estava reproduzida, mas hoje não o encontrei! Também já não há as mulheres de 7 saias e com os seus chapéus com um enorme pom-pom…

 

 

Entretanto passaram quase 60 anos, mas lá em baixo continua a concha de areia dourada e as casas brancas de telhados vermelhos!

 

 

publicado por naterradosplatanos às 17:25 | link do post