8 de Março

Durante muitos anos achava um disparate a comemoração do Dia  da mulher e argumentava que não havia motivo para tal já que não havia Dia do homem! Hoje penso de maneira diferente se bem que pense que no mundo essa igualdade dificilmente será atingida! Muitas vezes a religião e as sociedades que estas conduzem são o principal entrave ao respeito pela mulher e à posição de igualdade... Não falo aqui só dos documentos próprios do Islão mas também  de certos textos bíblicos * que ao longo de gerações deram proeminência ao homem nomeando-o "chefe de família "!
Penso mesmo que são as religiões as grandes responsáveis pela sua memorização.
 No dia de hoje todas nós (e não só) almejamos para todas as mulheres de todas as latitudes o reconhecimento e respeito que elas merecem!

Segue o que a Patrícia escreveu para um grupo de amigos sob o título “feliz dia da mulher “


A minha filha Raquel farta-se de protestar comigo,  da minha falta de entusiasmo em festejar o dia da mulher ( não festejo quase dia nenhum) .
Passei o meu inicio de vida de mulher adulta ( 18-30 anos) rodeada de homens, cresci com dois irmãos.  Tive  amigas de infância, e depois fiz amigas após ser mãe.  Sempre me senti querida,  cuidada, considerada como mulher. Nunca me senti prejudicada, explorada ou assediada.
Cresci numa familia em que as mulheres não estiveram em maioria,  mas foram sempre as protagonistas, e as que geriam as economias familiares. A minha avó transmontana,  mandou as 2 filhas estudar para a universidade em Lisboa,  os filhos homens tiraram o 5°ano e foram trabalhar.
Isso para dizer, que só posso estar grata por ser mulher aqui e agora.


*mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido...
Corintos  17. 1-5



Tulipas para todas...

 

63DD3EF7-E8EB-491B-9849-75A6BCB8DE15.jpeg

*



publicado por naterradosplatanos às 21:49 | link do post | comentar