A Rua do Comércio

A rua a a que chamam "rua do comércio" só o é em parte já que é constituída por outras duas e três largos. Acho que poucos sabem que ela inclui a 5 de Outubro, a Luís de Camões e a verdadeira Rua do Comércio.

Desde sempre e até ao advento das grandes superfícies o que se queria encontrar era aqui e em mais lado nenhum... é sempre a subir quem vem do Rossio.

 

Quando aqui cheguei ainda os carros a desciam, depois foi calcetada e tornada "piéton " o que era uma novidade na altura. No entanto o projeto teve a  resistência e gerou críticas  dos comerciantes que afirmavam ir perder clientela! Porém continuou movimentada já que ninguém lhe fazia concorrência, acho mesmo que nem as lojas concorriam entre si.

 

Que me lembre nessa altura apenas duas vendiam Moda. Já o Sr. Hermínio vendia para as outras franjas e para as gentes dos arredores para quem a última moda não interessava. Havia duas farmácias, lojas de tecidos a metro e retrosaria, um mini-mercado de produtos que hoje designaríamos por "gourmet" uma livraria e uma papelaria, sapatarias também, umas três, também uma alfaiataria e uma chapelaria... Depois as coisas mudaram e a Rua do Comércio foi morrendo aos poucos.

 

Hoje, depois de muito tempo voltei a subi-la, muitas lojas de portas tapadas com papel, outras nem isso, deixando assim o vazio da rua entrar!

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

publicado por naterradosplatanos às 17:55 | link do post | comentar