Como foi possível?!

 

“Conhecia” Sebastião da Gama como poeta, eventualmente terei lido um poema ou outro mas jamais o associei a um professor, muito menos a um Professor Poeta... o que não é a mesma coisa que Poeta professor!

Há dias recebi pelo correio o “Diário” mas, como estamos longe ainda não tive oportunidade de indagar sobre o motivo da escolha embora a adivinhe, (gentileza dela!).

Provavelmente a maior parte dos que me lêem também não saberá que durante a sua curta vida (morreu com 27anos) Sebastião da Gama foi um professor apaixonado pelo que fazia. No seu “Diário” foi anotando as suas reflexões, muitas vezes e quase em pormenor, esta ou aquela aula que o deixou mais feliz de si mesmo...estratégias para lhes ensinar gramática, a maneira de abordar Os Lusíadas e conseguir o entusiasmo dos seus alunos... também como controlar a rebeldia de alguns e trazê-los ao bom caminho...

Para mim, que fui professora, foi apaixonante a sua leitura e pensei que me teria sido muito útil se o tivesse lido nos meus primeiros anos!

 

Como foi possível que só agora eu o tenha conhecido?

Obrigada Fátima, por mo teres oferecido!

 

EA8FDAA3-BA3E-4359-A424-30975CB212D6.jpeg

 

 

publicado por naterradosplatanos às 16:07 | link do post