Continentalidade...
Não é segredo para quem me lê que eu fiquei muito ligada a Montreal,
tanto que ainda hoje, oito anos volvidos, continuo a ler o “Globe and Mail” e “The Gazette”... a consultar a meteorologia e a espreitar as Webcams!
Agora que a R. está em Helsínquia logicamente que consulto todos os dias as temperaturas que por lá se registam e se a neve cai ou não!
Hoje pela manhã constatei o seguinte:
Montreal -17ºC
Helsínquia -1ºC
Ora Montreal está a 45ºN e Helsínquia a 60ºN, portanto aqui estava um bom exemplo para demonstrar como a continentalidade interfere na Temperatura
Acontece que quando eu ensinava os Fatores de Clima não tinha as capacidades de o demonstrar de forma tão evidente como agora em que tudo se sabe “just in time”!
Nessa altura os alunos só tinham que acreditar e pronto!
Agora não, poderíamos fazer essas análises ao longo de uma semana ou duas, construir um quadro, talvez um gráfico, depois tirar conclusões e regista-las por escrito. Também ilustraíamos o trabalho com um mapa onde simultaneamente estariam localizadas as duas cidades e as respetivas latitudes.
Acho que seria um trabalho interessante e que grande parte dos alunos não mais esqueceria a continentalidade como importante fator de clima!
Como teria sido bom eu ter disposto de todas estas ferramentas!