"Olhar geográfico sobre Malta" (a pedido da Fátima)

É para ela, e a seu pedido, que o assunto é geográfico...

Certamente que o que vou dizer não é verdadeiramente novidade para ela e até eventualmente para outras(os) leitoras(es).

A ilha é calcária logo a cor da paisagem reflete a sua geologia, a ausência de árvores também, o que não é cultivado é áspero, geograficamente falando é uma paisagem de "karst", logo a vegetação é rasteira e pouco densa. O litoral é de arribas e as praias propriamente ditas não existem. Os terrenos de cultura são de terra vermelha "terra rossa" e as pedras que dela foram tiradas fazem os muros que dividem as minúsculas propriedades.

O clima mediterrâneo permite-lhe duas culturas anuais de primores. Havia parcelas minúsculas semeadas de feijões, cebolas, cenouras, batatas, beringelas... É o quadro típico do mundo rural da bacia do Mediterrâneo! Também o clima dá personalidade às habitações, os telhados inclinados não existem e os terraços substituem-nos o que dá sempre um ar de inacabado, têm o mesmo ar das que vi na Grécia ou no sul da Itália...

Como ilha, no meio de um mar de passagem de civilizações, ficaram-lhe as características de todas elas e é, a dos tempos de hoje que, para servir multidões de turistas  nos faz sentir numa qualquer "riviera" por vezes desinteressante.

Mas para além disto há Valleta, Mdina...

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

publicado por naterradosplatanos às 19:00 | link do post | comentar