Peter Pan
Esqueci-me do livro que andava a ler, a revista TIME chegou ao fim e estava perante uma estante de livros... mas todos em alemão!
A minha irmã cultiva a língua da Srª Merkel e daí a justificação de tantos títulos em semelhante língua! Claro que perante as circunstâncias e andando por ali o livro, uma edição integrada na coleção de clássicos que o PÚBLICO editou destinada a crianças e adolescentes, não tive alternativa. Mas vamos ao livro, ou melhor, primeiro ao filme.
Teria uns 6 anos quando o vi pela mão da minha tia e como é de imaginar, num tempo em que não havia televisão, muito menos vídeos, foi um encantamento... Depois foi a vez de o ver, sentada no sofá, primeiro com os meus filhos e depois com os meus netos e a magia do Walt Disney continuava o seu papel... Assim à falta de melhor agarrei-me ao livro decidida a relembrar a estória.
A narração nãoé fácil pois joga com o passado, o presente e o futuro dos protagonistas e talvez isso possa trazer alguma dificuldade aos miúdos.
Terminada a leitura, conclui que o Peter Pan retratado no livro, escrito ainda no séc. XIX por James Barrie tem muito pouco a ver com o do filme que encantou milhões de crianças. Nele o "herói" é um rufia, mente, não cumpre a palavra, é vaidoso e insolente, acha que as mães não servem para nada e que ele passa bem sem ela!
Concluo que o autor não devia ter nenhum objetivo pedagógico mas apenas contar uma história com magia,cheia de ação e até suspense!